Preventiva e Corretiva: Com periodicidade de visitas a serem definidas entre as partes, serão verificados por técnicos certificados o hardware e software do SDAI W instalado, verificação e testes funcionais com a central de alarme, sirenes e 100% dos dispositivos de campo, fornecimento e substituição de baterias (opcionais) análise de alarmes/eventos ocorridos, identificação e correção de falhas, obstrução e falta de dispositivos. ( IT19 – item 7.1)
Ao final será extraído da central de alarme através do software Guardião, relatório que será anexado ao “ PRID – Programa de Revisão e Inspeção Deltafire “, e assinado pelo responsável que acompanhou todos os procedimentos da visita. Este relatório ficará disponível para consulta. ( IT19 – item 7.2)
Nas visitas os times de operação e manutenção poderão ser treinados e/ou reciclados a fim de garantir a correta operação e performance do SDAI W e a máxima proteção do seu patrimônio.
O contrato terá validade mínima de 1 ano, podendo ser renovado automaticamente.
NOTA: Clientes com CONTRATO DE MANUTENÇÃO preventiva tem prioridade no atendimento emergencial, sendo presencial ou acesso remoto via web.
Mediante agendamento, a visita técnica poderá ser uma consultoria para avaliação do sistema SDAI W para eventual ampliação, modernização, remanejamento ou adequação de dispositivos, ou ainda para verificação do hardware e software instalados. Na visita serão realizados os testes com a central de alarme, sirenes e 100% dos dispositivos de campo bem como análise de alarmes ocorridos, identificação e correção de falhas, obstrução e falta de dispositivos. ( IT19 – item 7.1)
Com objetivo de qualificar ou reciclar a equipe de operação e manutenção e garantir a melhor funcionalidade e performance do SDAI W oferecemos treinamentos customizados, abordando todas as funcionalidades como:
1 – Testes e inspeções periódicas recomendados,
2 – Software Guardião : acesso, navegação, relatórios, lista de periféricos, análise e gestão de falhas e alarmes.
3 – Central de Alarme : funcionalidades, recursos, operação e testes.
4 – Roteador de sinal : status de funcionamento, diagnósticos e conexões.
5 – Dispositivos de campo : status de funcionamento, diagnósticos, testes, manutenção, limpeza & cuidados, status de bateria.
6 – Avaliação e diagnósticos dos alarmes.
Ao final, será anexado ao relatório de visitas a lista dos participantes para o efetivo controle.
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Ensaio funcional por amostragem dos detectores com gás apropriado, fonte de calor, ou procedimento documentado, recomendado pelo fabricante, no mínimo 25% do total de detectores, a cada três meses, garantindo que 100% dos detectores sejam ensaiados no período de um ano.
Ensaio funcional de todos os acionadores manuais do sistema, a cada três meses.
A periodicidade das manutenções preventivas no sistema deve ser definida, no mínimo atendendo a 10.5, considerando a dimensão da instalação, área protegida, quantidade de detectores, tipos de ambientes, presença de poeira, vapores, insetos e nível de confiabilidade desejado. É necessário observar que quanto mais crítica e agressiva for a área protegida, menor deve ser o intervalo entre as manutenções. A periodicidade defi nida para as manutenções preventivas não podem ultrapassar três meses.
No caso de alteração das dimensões ou tipo de ocupação das áreas protegidas, o sistema de detecção e alarme deve ser adequado em até 30 dias, de acordo com esta Norma.
O usuário final é responsável pela manutenção preventiva e corretiva do sistema de detecção, alarme e combate a incêndios.
A manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de detecção e alarme de incêndio deve ser realizada por técnicos habilitados e treinados.
O relatório de manutenção periódica, estabelecido pela NBR 17240, deve permanecer disponível na edificação para verificação no ato da vistoria.